Valdevino

Chardonnay

Exuberante com aroma intenso de flores brancas, frutas tropicais e agradável toque cítrico, de paladar envolvente, com bom volume e sabor frutado. Um branco versátil, vivaz e refrescante.

Harmonização:

Carnes Brancas, saladas, cozinha vegetariana e coquetel.

Terroir: Encruzilhada do Sul, Serra do Sudeste - RS

Variedade: Chardonnay (80%) , Riesling Itálico (15%) e Moscato (5%)

Vindima: 2019

Álcool: 12,5% Vol

VISÃO:

Coloração amarelo palha com reflexos esverdeados.

OLFATIVO:

Aroma intenso e primaveril: rosas brancas, margarida, melão, limão siciliano, pera, maçã verde e erva cidreira.

DEGUSTATIVO:

Em boca, bom volume e grande harmonia com um retrogosto frutado e cítrico prolongado.

VINIFICAÇÃO

Microclima: Solo de origem granítica, boa drenabilidade e correta matéria orgânica que permite um equilibrado desenvolvimento das videiras.

Vinhedo: As videiras são conduzidas pelo sistema de espaldeira, com uma produção de 2,8 Kg/planta. Para o correto equilíbrio vegetativo da planta, foram realizadas podas verdes para estabelecer uma boa atividade de parede foliar fotossintetizante, além de reduzir significativamente a produção de uva por planta. Os vinhos foram fermentados separadamente e cortados de acordo com as suas características organolépticas.

Vinificação: Elaborado seguindo a Filosofia Purista. Colheita em meados de fevereiro. As uvas foram prensadas inteiras, para a obtenção do mosto. Realizou maceração por algumas horas para a extração de compostos que enriqueceram o aroma e o volume de boca do vinho. Antes do início da fermentação, o mosto foi decantado à frio para clarificação natural e seguiu a fermentação com temperatura controlada por cerca de 20 dias. Sem fermentação malolática. Permaneceu em tanques de aço inox até o seu engarrafamento em janeiro de 2020.