Valdevino

Merlot/Tannat

Este Blend surpreende quando o assunto é a expressão varietal, pois ela é intensa e frutada, com aromas maduros e irresistíveis. Além disso, este Merlot é complementado com as uvas Tannat e Cabernet Sauvignon para conferir equilíbrio e personalidade própria. Expressivo, rico em aromas de frutas vermelhas e especiarias.

Harmonização:

Carnes e grelhados em geral, massas, pizzas e risotos a base de molho de tomate e queijos de longa maturação

Terroir: Encruzilhada do Sul, Serra do Sudeste - RS

Variedade: Merlot (80%), Tannat (15%) e Cabernet Sauvignon (5%)

Vindima: 2019

Álcool: 13,0% Vol

VISÃO:

Coloração vermelho rubi.

OLFATIVO:

Apresenta uma expressão varietal intensa e frutada, aromas maduros mantendo o frescor. Os principais descritores são amora, framboesa, morango, cassis e cravo da índia.

DEGUSTATIVO:

Entrada em boca expressiva, com uma sensação marcante de frutas com evolução para especiarias no retrogosto. Bom corpo e volume de boca, com taninos integrados e maduros.

VINIFICAÇÃO

Microclima: Solo de origem granítica, boa drenabilidade e correta matéria orgânica que permite um equilibrado desenvolvimento das videiras.

Vinhedo: As videiras são conduzidas pelo sistema de espaldeira, com uma produção de 2,8 Kg/planta. Para o correto equilíbrio vegetativo da planta, foram realizadas podas verdes para estabelecer uma boa atividade da parede foliar fotossintetizante, além de reduzir significativamente a produção de uva por planta.

Vinificação: Elaborado seguindo a Filosofia Purista. Colheita na primeira quinzena de março, com seleção de uvas no vinhedo. As uvas foram transportadas até a vinícola, desengaçadas e ficaram em maceração à frio por 24 a 48 horas. Após, procedeu-se com a fermentação utilizando práticas de extração que privilegiassem um perfil frutado, de boa estrutura com taninos presentes e maduros. O vinho realizou fermentação malolática e passou por uma estabilização natural durante o inverno. Ficou em afinamento em tanques de aço inox até o seu engarrafamento em janeiro de 2020.